Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e não guarda dados identificativos dos utilizadores. Poderá desativar esta função na configuração do seu browser. Para saber mais, consulte a Política de Privacidade.

Beiras
Rio Mondego – Ponte Nova – Gouveia

Neste troço, o rio corre num vale encaixado, atravessando uma paisagem de morfologia granítica dominada por afloramentos e blocos rochosos.

40.585615 N

-7.569022 W

Onde

Rio Mondego – Ponte Nova – Gouveia

Neste troço, o rio corre num vale encaixado, atravessando uma paisagem de morfologia granítica dominada por afloramentos e blocos rochosos. A fauna aquática do rio é muito rica e abundante, incluindo inúmeras espécies com estatuto de conservação ameaçado. Entre os peixes que aqui se podem encontrar incluem-se espécies como o escalo do norte, a boga comum e o ruivaco, esta última um endemismo ibérico. A fauna herpetológica inclui, entre outros, a rã-verde, a rã-ibérica, as duas cobras de água da fauna ibérica e o cágado-mediterrâneo. Quanto às aves, merecem ser mencionadas o guarda-rios, a galinha-de-água e, nos meses mais frios, a garça cinzenta e o corvo-marinho-de-crista. Entre os mamíferos, é frequente encontrar sinais da presença da lontra e do rato-de-água.

Ver todos

Serra

Companion

A companhia perfeita para o ajudar a descobrir a serra da estrela. Disponível brevemente.

Iphone X

Geolocation

Cruzando as suas preferências e a sua localização, o companion irá fazer as melhores sugestões ao longo da sua viagem.

galeria

Inspira-te

Siga os nossos canais sociais, partilhe connosco as suas fotografias, videos e histórias.