Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e não guarda dados identificativos dos utilizadores. Poderá desativar esta função na configuração do seu browser. Para saber mais, consulte a Política de Privacidade.

Beiras
Microrreserva de Prados

No extremo norte do Parque Natural da Serra da Estrela, numa vertente orientada a nascente atravessada pelo ribeiro do Carvalhal, situada entre os 1100 os 1150 metros de altitude, a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza – designou uma área privada como microrreserva.

40.539960 N

-7.395263 W

Onde

Microrreserva de Prados

No extremo norte do Parque Natural da Serra da Estrela, numa vertente orientada a nascente atravessada pelo ribeiro do Carvalhal, situada entre os 1100 os 1150 metros de altitude, a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza – designou uma área privada como microrreserva. Com aproximadamente um hectare, esta microrreserva tem por objetivo a conservação de uma área de prados, que representa na serra da Estrela um dos habitats de eleição do narciso-trompeta, uma espécie rara em Portugal. Este narciso é endémico da Península Ibérica, possuindo no pais um número de populações escasso de distribuição restringida, maioritariamente, ao Norte e Centro. Neste local, este narciso ocorre numa área de lameiros que se caracteriza por albergar uma biodiversidade elevada de plantas herbáceas, que servem de suporte a uma comunidade de insetos rica. Os lameiros são prados seminaturais cuja manutenção depende de um conjunto de práticas culturais, pastoreio, corte e rega, que determinam a sua produtividade em pasto e feno para o gado.

Ver todos

Serra

Companion

A companhia perfeita para o ajudar a descobrir a serra da estrela. Disponível brevemente.

Iphone X

Geolocation

Cruzando as suas preferências e a sua localização, o companion irá fazer as melhores sugestões ao longo da sua viagem.

galeria

Inspira-te

Siga os nossos canais sociais, partilhe connosco as suas fotografias, videos e histórias.