Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e não guarda dados identificativos dos utilizadores. Poderá desativar esta função na configuração do seu browser. Para saber mais, consulte a Política de Privacidade.

Beiras
Albufeira da Capinha

A albufeira de Capinha, localizada no extremo norte do concelho do Fundão, integra o Aproveitamento Hidroagrícola da Cova da Beira, tendo entrado em funcionamento em 1981.

40.215182 N

-7.384080 W

Onde

Albufeira da Capinha

A albufeira de Capinha, localizada no extremo norte do concelho do Fundão, integra o Aproveitamento Hidroagrícola da Cova da Beira, tendo entrado em funcionamento em 1981. Com uma superfície inundável à cota máxima de cerca de 9,7 hectares, a albufeira desenvolve-se num vale onde corre a ribeira de Poldras, um afluente da ribeira de Meimoa, cuja sub-bacia hidrográfica se insere na bacia do Tejo.

Apresenta-se enquadrada na Cova da Beira, uma região correspondente a uma depressão tectónica de altitudes compreendidas entre os 400 e os 700 metros, abrigada entre as serras da Estrela, Gardunha e Malcata. Este enquadramento geográfico confere-lhe um clima próprio, onde se desenvolve um coberto vegetal natural formado por bosques e matos, representado por espécies indicadoras de climas atlânticos, como o carvalho-roble, a par com outras associadas a climas mediterrâneos, de que são exemplo o carvalho-negral e a azinheira. Nesta paisagem ocorre um leque alargado de aves, incluindo espécies de distribuição ampla como o cartaxo-comum, o tentilhão e o gaio, a espécies de cariz marcadamente mediterrâneo como o abelharuco e a toutinegra-de-bigodes.

Ver todos

Serra

Companion

A companhia perfeita para o ajudar a descobrir a serra da estrela. Disponível brevemente.

Iphone X

Geolocation

Cruzando as suas preferências e a sua localização, o companion irá fazer as melhores sugestões ao longo da sua viagem.

galeria

Inspira-te

Siga os nossos canais sociais, partilhe connosco as suas fotografias, videos e histórias.