Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e não guarda dados identificativos dos utilizadores. Poderá desativar esta função na configuração do seu browser. Para saber mais, consulte a Política de Privacidade.

Beiras
Roteiro Temático Natureza e Aventura

roteiro

Roteiro Temático Natureza e Aventura

As Beiras e Serra da Estrela permitem-lhe, como poucas regiões conseguem, viver em plena comunhão com a natureza, que aqui lhe é dada a conhecer no seu estado mais puro. São paisagens de cortar a respiração, à espera de serem descobertas, com atividades para todos os gostos e idades.

1º Dia - Manhã

Aventure-se pelo Percurso Entre Linhas (Percurso Pedestre)

Um percurso pedestre naturalmente limitado por estradas e caminhos de ferro, que o guiam entre serras, urbe e cursos de água, até à linha do horizonte. O Parque Urbano do rio Diz, que delicia tanto locais como visitantes, serve como ponto de partida e meta desta rota. Passo a passo, caminhe pelo encanto natural desta região beirã, que o fará sentir-se em casa.

Local de início: Chafariz da Dorna - Guarda
Local de Chegada: Praia Fluvial de Aldeia Viçosa

 

Descanse na Praia Fluvial de Aldeia Viçosa

Na Aldeia Viçosa aproveitar o sol tem maior encanto. Desfrute da bela praia fluvial, sabendo que se encontra em pleno Parque Natural da Serra da Estrela – o maior Parque Natural de Portugal Continental – depois de um belo mergulho no Mondego, o maior rio que nasce e desagua em território português.   

Almoço

Aventure-se pelo Trilho de São Gens

Comece a caminhada na Igreja da Misericórdia, em pleno centro histórico, rico de património que merece a sua visita atenta. Siga junto ao Bairro de Santa Luzia, pela calçada romana e pelos caminhos agrícolas até chegar ao rio Mondego. Continue a caminhada pela velha ponte românica, em direção ao monte das Lameiras. Aqui, as 52 sepulturas da Necrópole de S. Gens, abertas na rocha, saltam à vista. Por fim, regresse pelo mesmo caminho, atravessando novamente o rio Mondego até chegar ao ponto de partida.

2º dia - Manhã

Parque Ecológico de Gouveia

Um espaço criado em 1999 pelo Município de Gouveia com o objetivo de sensibilizar a educação ambiental de todos os visitantes. Vislumbre uma diversidade de espécies que se perdem pelo horizonte. O habitat perfeito para os amantes de natureza, mas também para inúmeras aves, répteis, javalis, raposas, gamos, veados e tantos outros mamíferos.

Almoço

Aventure-se e experimente

Aventure-se com um Passeio de Moto 4 em Vale do Rossim
Um espaço criado em 1999 pelo Município de Gouveia com o objetivo de sensibilizar a educação ambiental de todos os visitantes. Vislumbre uma diversidade de espécies que se perdem pelo horizonte. O habitat perfeito para os amantes de natureza, mas também para inúmeras aves, répteis, javalis, raposas, gamos, veados e tantos outros mamíferos.
40.402871, -7.586808

Aproveite para recuperar energias e passear em pleno coração da Serra da Estrela, a uma altitude de 1437 metros, num vale situado na cabeceira do rio Alva – o Vale do Rossim – onde se encontra uma das maiores albufeiras do Parque Natural da Serra da Estrela. Já foi uma das melhores pastagens para os rebanhos de transumância. Hoje, é o cenário perfeito para alugar uma moto 4 e explorar os caminhos existentes na envolvência do Vale do Rossim.
40.360949, -7.641737

Experimente Paddle a 1600m de altitude
Nas águas cristalinas da Lagoa Comprida, realize o Passeio de Stand Up Paddle mais alto de Portugal, a 1.600m de altitude. De uma beleza indescritível e com uma duração de aproximadamente 2 horas, nada tema, este é um percurso acessível e indicado para pessoas de todas as idades, com ou sem experiência. 

Serra

Companion

A companhia perfeita para o ajudar a descobrir a serra da estrela. Disponível brevemente.

Iphone X

Geolocation

Cruzando as suas preferências e a sua localização, o companion irá fazer as melhores sugestões ao longo da sua viagem.