Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e não guarda dados identificativos dos utilizadores. Poderá desativar esta função na configuração do seu browser. Para saber mais, consulte a Política de Privacidade.

Beiras
Diferentes ângulos da história

roteiro

Diferentes ângulos da história

Visita ao Património Histórico e Religioso de Gouveia durante 3 dias.

Descubra todos os pormenores da história da região e os inúmeros ângulos de uma beleza natural ímpar na sua visita a Gouveia.

 

1º Dia - Manhã

Visite os Casais de Folgosinho

Um local mítico do concelho de Gouveia e do Parque Natural da Serra da Estrela, praticamente desconhecido dos milhares de turistas que sobem até à Torre. Aqui permanece intocada a identidade rural da montanha – na genuinidade das pessoas ou nas “cortes”, habitação tradicional, com telhados de colmo. Visitar os Casais de Folgosinho é testemunhar a natureza no seu estado mais puro, a plena simbiose entre Homem e Natureza.

Perca-se por Folgosinho

Segundo a tradição, foi em Folgosinho, aldeia mais alta do concelho, que nasceu Viriato, o grande guerreiro lusitano. A imponência da aldeia é sentida no seu ponto mais alto. É lá que, cercado de uma imponente vizinhança rochosa, repousam o castelo de Folgosinho e uma deslumbrante paisagem sobre o vale médio do Mondego.

 

Visite uma quinta de Produção de Vinho com degustação
Descubra todas as características deste vinho regional visitando uma das várias quintas produtoras. No final da visita, delicie o seu paladar com uma prova das várias castas existentes. 

 

Visite a Adega Cooperativa de Vila Nova de Tazem
Torne-se conhecedor de todo o processo produtivo desta Adega. Sinta o paladar das castas no local, e leve algumas para provar em casa.
40.499882, -7.714313

 

Almoço

Aventure-se pela Rota dos Galhardos (Percurso Pedestre)

Um percurso pedestre em plena Serra da Estrela, que envolve toda a beleza natural da freguesia de Folgosinho. Siga os passos de duas calçadas romanas – Galhardos e Cantarinhos – e descubra esta Pequena Rota (PR) com uma grande vista.

 

2ª Dia - Manhã

Caminhe pelo Centro Histórico de Gouveia

Bem-vindo ao centro histórico da cidade de Gouveia, com tanto para descobrir. Ao longo da sua caminhada, não deixe de visitar os paços do concelho, o Solar dos Condes de Vinhó e Almedina, o Solar dos Serpa Pimentel de Gouveia, a Casa da Torre, e os diversos templos, com destaque para a Igreja de São Pedro ou a Igreja da Misericórdia. 

Almoço

Visite o Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta

Em 1985, um imponente edifício setecentista abriu as portas para albergar o Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta. Hoje, quem visita este espaço é recebido com a exposição permanente dedicada ao artista em destaque, bem como exposições temporárias, dedicadas sobretudo às artes plásticas e fotografia, e inúmeras atividades educativas, como visitas guiadas, oficinas e ateliers de férias escolares para os mais pequenos. 

Acelere até ao Museu da Miniatura Automóvel

De portas abertas desde 2007, este Museu é garagem das melhores coleções de miniaturas do país e conta com cerca de 4 mil exemplares. O stand perfeito para os amantes de automobilismo de todos os tamanhos.

3º Dia - Manhã

Desfrute da Manhã na Albufeira de Vale do Rossim

Aproveite para recuperar energias no maior vale glaciar da Europa, em pleno coração da Serra da Estrela – o Vale do Rossim. Inserido na Reserva Biogenética do Parque Natural da Serra da Estrela, conta um belíssimo Eco Resort, e é dotado de uma beleza única, que devemos valorizar e proteger. Ponha o seu espírito aventureiro à prova, com alguma das atividades desportivas existentes no local, como BTT, canoagem, slide, entre outras. 

Almoço

Parque Ecológico de Gouveia

Um espaço criado em 1999 pelo Município de Gouveia com o objetivo de sensibilizar a educação ambiental de todos os visitantes. Vislumbre uma diversidade de espécies que se perdem pelo horizonte. O habitat perfeito para os amantes de natureza, mas também para inúmeras aves, répteis, javalis, raposas, gamos, veados e tantos outros mamíferos.

Serra

Companion

A companhia perfeita para o ajudar a descobrir a serra da estrela. Disponível brevemente.

Iphone X

Geolocation

Cruzando as suas preferências e a sua localização, o companion irá fazer as melhores sugestões ao longo da sua viagem.