Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e não guarda dados identificativos dos utilizadores. Poderá desativar esta função na configuração do seu browser. Para saber mais, consulte a Política de Privacidade.

Beiras
Vale da Nave Travessa

O vale da Nave Travessa localiza-se no sector superior do vale da Caniça, um afluente do rio Alva  alojado na vertente sudoeste da serra da Estrela, numa área que esteve submetida à ação dos glaciares. No último máximo glaciário, há aproximadamente 30 mil anos, o vale estava preenchido por uma língua glaciária que alcançava uma longitude máxima de 6,5 km e uma altitude mínima de cerca de 980 metros. 

40.372421 N

-7.645005 W

Onde

Vale da Nave Travessa

O vale da Nave Travessa localiza-se no sector superior do vale da Caniça, um afluente do rio Alva  alojado na vertente sudoeste da serra da Estrela, numa área que esteve submetida à ação dos glaciares. No último máximo glaciário, há aproximadamente 30 mil anos, o vale estava preenchido por uma língua glaciária que alcançava uma longitude máxima de 6,5 km e uma altitude mínima de cerca de 980 metros. Esta massa de gelo abrangia uma superfície de aproximadamente 13,4 Km² e drenava os gelos que se acumulavam na área planáltica, situada entre os vértices geodésicos do Cume e do Rodeio Grande, a mais de 1800 metros de altitude. Na paisagem é notório um perfil transversal côncavo e uma sucessão de depressões em escadaria, aspetos resultantes da ação erosiva do gelo que denunciam a morfologia de um típico vale glaciário. No presente, algumas destas depressões têm aproveitamento hidroelétrico, albergando as albufeiras do Covão do Forno e do Covão do Curral.

Ver todos

Serra

Companion

A companhia perfeita para o ajudar a descobrir a serra da estrela. Disponível brevemente.

Iphone X

Geolocation

Cruzando as suas preferências e a sua localização, o companion irá fazer as melhores sugestões ao longo da sua viagem.

galeria

Inspira-te

Siga os nossos canais sociais, partilhe connosco as suas fotografias, videos e histórias.